segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Conceituando hipertexto.


Hipertexto A cada dia os computadores estão sendo incorporados, cada vez mais, em todos os setores da sociedade. Daí surge conceitos que provocam profundas modificações nos valores da sociedade. Um desses conceitos é o de Multimídia que segundo palavras do professor Nelson Pretto: "Constitui-se num conjunto de possibilidades de produção e utilização integrada a todos os meios de expressão e de comunicação", ou seja, das diferentes mídias; sons, animação, texto vídeo, foto. Outro conceito associada a multimídia é HIPERTEXTO.
Fonte: http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/1794880-que-%C3%A9-hipertexto/#ixzz1SPoFar7s


Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.
O hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O hipertexto nos possibilita um amplo conhecimento através de uma rede aonde vamos clicando e cada vez caminhando por caminhos novos e de encontro com o novo.
Ao digitar no google a palavra hipertexto ele trouxe 85.600 resultados e pude ler muito deles onde com palavras muito parecidas ou até mesmo diferentes os textos mostravam vários caminhos e maneira de chegar a um destino.
O hipertexto é mais uma ferramenta útil para ampliarmos nosso conhecimento e dessa forma transformar nossa sala de aula através de conteúdos que levem nossos alunos a desenvolverem suas habilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário